6ª Edição do concurso de pósteres e comunicações científicas

Postéres a concurso

Transferência de conhecimento: do investigador ao produtor

Regulamento

Descarregue aqui o regulamento completo.

Prémios

Prémio SPCV

300€ atribuídos à melhor comunicação oral avaliada pelo juri; e 200€ atribuídos ao melhor poster eleito pelo juri.

Prémio ANEMBE

O autor da melhor comunicação oral em Bovinos receberá uma entrada para o 
XXVI Congresso Internacional ANEMBE de Medicina Bovina (Córdoba, 24-26 Abril 2024)

Prémio MSD

Os autores do melhor poster, melhor comunicação oral eleita pelo juri, e melhor poster eleito pelos congressistas receberão um Manual Merck cortesia da MSD.

Conheça a Comissão Científica

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Córdoba (Espanha) em 2005 e doutorada pela Universidade de Sevilha (Espanha) em 2013. Mestrado em Biodiversidade e Biologia da Conservação pela Universidade Pablo de Olavide (Sevilha) e Mestrado em Etologia e Bem-Estar pela Universidade de Utrecht (Holanda). Professora auxiliar na Faculdade Lusófona de Lisboa de 2014 a 2016, na especialidade de equinos. Atualmente é professora doutora contratada no Departamento de Agronomia, área de Produção Animal, da Escola Superior Técnica de Engenharia Agrícola (ETSIA) de Sevilha (Espanha). As principais linhas de pesquisa são o melhoramento genético equino e a avaliação do estresse e bem-estar animal em diferentes espécies animais. Co-autora de dezenas de artigos de pesquisa. Revisora científica de várias revistas internacionais e membro do Conselho Editorial de dois revistas internacionais. Colaboradora em vários projetos internacionais e nacionais. Presidente da Sociedade Espanhola de Zooetnologia (SEZ) e membro fundador da Sociedade Espanhola de Equinotecnia (SEDE).

Medica Veterinária e Mestre em Produção Animal (Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Técnica de Lisboa). Obteve Doutoramento em Medicina Veterinária pela Universidade de Évora em 2009, instituição onde atualmente é docente do departamento de Medicina Veterinária.

Licenciado e doutorado pela FMV/ULisboa, é atualmente Professor Associado do Departamento de Morfologia e Função da mesma faculdade e investigador no Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal (CIISA) e no Laboratório Associado AL4AnimalS. Tendo já orientado vários bolseiros de pós-doutoramento, de doutoramento e de mestrado, tem liderado vários projetos de investigação nacionais e participado em projetos europeus. Pertence ao corpo editorial de várias revistas científicas internacionais, assumindo também o papel de revisor e de coautor de dezenas de artigos nas áreas da oncologia e virologia veterinária.

Médico-veterinário desde 1986. Sócio fundador da Associação Portuguesa de Buiatria. PhD em 2009. Diplomado ECGHM desde 2005. Docente de Clínica de Espécies Pecuárias da FMV-ULisboa. Chefe do Laboratório de Comportamento e Bem-estar animal do CIISA. Membro do conselho Directivo da OMV desde 2016.

Licenciado em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora, Mestre em Produção Animal pela Universidade de Lisboa/Faculdade de Medicina Veterinária, Doutorado em Engenharia Rural pela Universidade Politécnica de Madrid. Investigador do MED/Univ. Évora, Coordenador da Sec. Engneharia Rural da SCAP – Soc. Ciências Agrárias de Portugal; desenvolve trabalho de I&DE em Engenharia de Biossistemas nas áreas de mecanização e inovação tecnológica. Coordenou e participou em mais de 10 projetos de investigação. Autor e co-autor de diversas comunicações técnicas e cientificas.  Em 2019 o projeto venceu o prémio I&D da revista Vida Rural e foi nomeado para os prémios notáveis Agro Santander na categoria sustentabilidade.

Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 1993, concluiu, em Julho de 1999, o curso de Mestrado em Produção Animal na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Julho de 2006, as provas de Doutoramento e, em outubro de 2017 as provas de agregação. Atualmente é residente do European College of Veterinary Public Health. No âmbito da atividade de investigação, tem publicado diversos capítulos de livros (25) e livros,  (2), assim com cerca de 80 artigos internacionais e nacionais, assim como autora de vários artigos (40) em revistas técnicas. É membro da direção da WAVES – Portugal (Wild Animal Vigilance Euromediterranean Society) desde 2008, tendo ocupando o cargo de presidente entre 2012 e 2017 e de Presidente da WAVES Internacional entre 2015 e 2017. Presentemente, assume o cargo de Vice Diretora do Centro de Ciência Animal e Veterinária da UTAD e de Vogal do Conselho Regional Norte da Ordem dos Médicos Veterinários.

Licenciada em Engenharia Agronómica pelo ISA, Mestre em Produção Animal e Doutorada em Ciências Veterinárias, pela Faculdade de Medicina Veterinária-ULisboa. Professora Auxiliar, do Departamento de Produção Animal e Segurança Alimentar da FMV-ULisboa. Membro do Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal, onde tem desenvolvido trabalhos de investigação na área da produção equina, nomeadamente, crescimento e desenvolvimento do poldro, alimentação e nutrição e fisiologia do tecido ósseo. É membro fundador do Grupo de Trabalho de Investigação em Equídeos (GTIE) e integra a Comissão Científica do Mestrado em Ciências Equinas (FMV-ULisboa). Autora e co-autora de diversos artigos, capítulos de livro e comunicações científicas.

Soy veterinaria licenciada por la Universidad de Córdoba (UCO). Recibí el Premio extraordinario de Doctorado Biociencias Y Ciencias Agroalimentarias de la UCO Actualmente  trabajo como profesora en el área de producción animal en la ETSIA (Universidad de Sevilla). Mis líneas de trabajo se centran en la mejora genética en la especie equina para el deporte, mejora morfológica en la especie equina, estudio de enfermedades/defectos en la especie equina y bienestar animal con nuevas formas de medirlo (principalmente termografía infrarroja).Gracias a toda la investigación llevada a cabo, he trabajado en la puesta a punto de los modelos de valoración genética para el sector equino que se están actualmente utilizando por varias asociaciones de ganado equino como ANCCE o AECCAá. Más en concreto, he ahondado en cómo debe incluirse el jinete en las valoraciones genéticas y en la valoración de variables categóricas dentro de la calificación morfológica lineal. También he trabajado en la puesta a punto por primera vez un modelo que valora la morfología del caballo para practicar Doma Clásica. Todos estos avances son usados año tras años en las valoraciones genéticas de las asociaciones equinas. La puesta a punto de la metodología seguida para valorar el estrés a través de la tecnología infrarroja también está siendo usada por las asociaciones ganaderas equinas y actualmente también por la sección canina de la Policía Nacional en Sevilla.

Doutorada em Ciências Veterinárias, é Professora Catedrática do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Évora. A sua área principal de atuação é a Fisiologia Reprodutiva e a Medicina da Reprodução. É ainda Secretário Geral da Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias.

Rute Guedes dos Santos concluiu o Doutoramento na Universidad de Córdoba em 2008, em Medicina, Sanidad y Producción Animal (grau registado na Universidade de Évora em 2013), a Licenciatura em Medicina Veterinária em 1996 pela Universidade Técnica de Lisboa – Faculdade de Medicina Veterinária e o Master en Equinotecnia em 2000 pela Universidad de Córdoba. É Coordenadora do Curso de Licenciatura em Equinicultura, Professora Coordenadora e atualmente Diretora da Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre. Publicou 22 artigos em revistas especializadas. Foi autora ou coautora de 7 capítulos de livros e 4 livros. Coorientou 1 tese de doutoramento. Orientou 1 dissertação de mestrado e coorientou 3. Participa e/ou participou como Investigadora em 10 projetos e foi Investigadora responsável em 1 projeto. Atua na área de Ciências Agrárias com ênfase em Ciência Animal e dos Laticínios e em Ciências Veterinárias.

Médica Veterinária licenciada pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa em 2004. Fez dois internatos, um em França e outro no Canadá, antes de entrar para o programa de residência em cirurgia de grandes animais na École Nationale Vétérinaire de Lyon em 2006. Obteve o diploma do European College of Veterinary Surgeons em 2011, ano em que começou a trabalhar em Portugal. É Professora no Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Évora desde 2011 e doutorou-se em Ciências Veterinárias em 2016. Trabalha na Unidade Clínica da Coudelaria de Alter, faz investigação e tem interesse pela ortopedia equina em geral.

X