Sala Alter Real - 12 Março 2026

Agropecuária de Extensivo

09:00h

Sessão de abertura

Bloco 1: Prevenção, sanidade e novos desafios nas explorações extensivas

09:30h

Impacto do Acordo Mercosul-UE no Mercado da Carne em Portugal

Pompeu Pais Dias, CONSULAI

Atualmente, sou Coordenador da Área de Estudos e Estratégia da CONSULAI, onde lidero o desenvolvimento de análises, estudos setoriais e estratégias que apoiam a tomada de decisão de agricultores, organizações de produtores, associações e entidades públicas. O nosso trabalho integra investimento, gestão agrícola, política pública e inteligência setorial, com o objetivo de posicionar melhor os agentes do setor e antecipar tendências económicas, produtivas e climáticas.

Paralelamente, coordeno a Área de Research da CONSULAI, dedicada à recolha, tratamento e modelação de dados — desde mercados agrícolas à modelação climática e de solos — garantindo que produzimos informação rigorosa, atualizada e útil para os projetos técnicos que desenvolvemos.

Tenho uma ligação profunda ao meio rural, onde colaboro na exploração agrícola da minha família, e uma forte motivação em contribuir para a sustentabilidade dos territórios e dos negócios agrícolas. Acredito que o acesso a boa informação e a capacidade de a transformar em conhecimento aplicável são fundamentais para preparar o setor para os desafios futuros.

Sou Mestre em Engenharia Agronómica e pós-graduado em Agribusiness.

10:00h

Doenças Emergentes e Novos Planos de Erradicação

Deolinda Silva, HIPRA

Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 2001. Iniciou a sua vida profissional na Associação dos Jovens Agricultores Micaelenses de 2001, onde trabalhou até 2008 na prática clínica e reprodução de bovinos de leite. Em 2008 ingressou na indústria farmacêutica veterinária na área de consultadoria técnica em ruminantes. Desde 2016 até ao presente exerce funções de Diretora dos Serviços Técnicos de Ruminantes na HIPRA PORTUGAL. Integra a Direção do Conselho Português da Saúde do Úbere (CPSU) desde 2013.

10:30h

Fechar a porta à doença: Biossegurança prática no extensivo!

Miguel Minas, IPP

Miguel da Gama Minas, licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa em Julho de 1999; licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Cáceres, Universidade da Extremadura, Espanha, em Outubro de 2003. Mestrado em Medicina, Sanidade e Melhoramento Animal: Cirurgia e Medicina Animal, Setembro de 2007 – Faculdade de Veterinária de Córdoba, Universidade de Córdoba – Espanha. Atualmente, e desde 2005, exerce clínica privada ambulatória de grandes animais, com particular ênfase nos equinos e bovinos de carne. Leciona na Escola Superior de Biociências de Elvas, Instituto Politécnico de Portalegre, nas licenciaturas de Enfermagem Veterinária, Equinicultura e Cursos Técnico Superior Profissional em Produção Agropecuária. É responsável por algumas unidades curriculares (Enfermagem em Clínica de Animais de Produção, Enfermagem em Clínica de Equinos, Cuidados Veterinários em Animais de Produção e Reabilitação de Equinos) e membro da linha de investigação de Tecnologias da Produção Vegetal e Animal, do Departamento de Ciências Agrárias e Veterinária. Na área dos animais de produção tem particular interesse na gestão zootécnica, neonatologia, medicina interna, reprodução, cirurgia bovinas.

11:00h

Pausa para café

11:45h

Mais embriões, menos medo! A técnica OPU-FIV que está a revolucionar a reprodução bovina.

Daniel Bello, Embriovet

Daniel Martínez Bello é doutorado em Medicina Veterinária e uma referência em tecnologias reprodutivas bovinas desde 1993. Durante 19 anos, liderou a Unidade de Transferência Embrionária de Bos (FEFRIGA–Xunta de Galicia), consolidando uma trajetória de elevado impacto no setor.

Em 2012, fundou a Embriovet e a Embriomarket, com laboratório próprio de fecundação in vitro na Galiza, a partir do qual presta aconselhamento genético e serviços de reprodução assistida para bovinos de leite e de carne em Espanha e Portugal, contando com mais de 30.000 embriões produzidos. Desde julho de 2024, o seu laboratório integra a rede Boviteq (Semex Canadá), permitindo-lhe disponibilizar tecnologia de ponta em toda a Península Ibérica.

É coordenador do curso online de especialistas em reprodução bovina da ANEMBE e professor no Mestrado de Novas Técnicas Reprodutivas da UNIR. Leciona formação a médicos veterinários e produtores a nível nacional e internacional, colaborando ativamente em projetos de I&D e em publicações sobre reprodução assistida, sanidade e genética.

O seu trabalho estabelece uma ponte entre a inovação científica e as aplicações práticas.

12:10h

Imunidade! Influência no êxito da reprodução bovina.

Giovanni Gnemmi, DECBHM

(… )

12:35h

Ética e Preconceitos sobre a Carne

Graça Mariano - Movimento MAPA

Licenciada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa (1993) e mestre em Saúde Pública Veterinária (2007), desenvolveu a sua tese sobre a concentração de cádmio em carne de equídeos e os seus impactos no consumo humano. Conta com uma sólida carreira de mais de 30 anos, com especialização em segurança alimentar, saúde pública e gestão de organizações ligadas à indústria alimentar e veterinária. Atualmente, é Diretora Executiva da Associação Portuguesa de Industriais de Carne (APIC).

Ao longo da sua trajetória, ocupou cargos de destaque como Subdiretora-geral da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e dirigente na Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), onde representou Portugal em reuniões da EFSA e foi responsável por iniciativas científicas e técnicas relevantes. Também desempenhou funções como docente universitária, formadora em programas europeus de segurança alimentar e oradora em fóruns nacionais e internacionais.

12:50h

Entrega do Prémio Inovar na Pecuária Extensiva

13:00h

Pausa para almoço

Bloco 2: Ano Internacional das Pastagens e dos Pastores

14:30h

Gestão adaptativa do pastoreio: implementação de um modelo de pagamentos por resultados.

Maria Isabel Oliveira, MED-UE

Maria Isabel Ferraz de Oliveira, é Doutorada (PhD) em Nutrição Animal pela Universidade de Aberdeen, UK e licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia. É atualmente professora auxiliar no Departamento de Zootecnia da Universidade de Évora, responsável pelo Laboratório de Nutrição e Metabolismo Animal do MED/UEvora e membro integrado do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED). A sua investigação tem-se centrado na nutrição e alimentação animal em sistemas de exploração extensivos. Mais recentemente tem dedicado a sua investigação à gestão do pastoreio em sistemas agrícolas de elevado valor natural e à co-construção de esquemas agro-ambientais baseados em resultados para melhorar a sustentabilidade do Montado. https://www.researchgate.net/profile/Maria_Isabel_Ferraz_De_Oliveira

15:00h

Intensificação ecológica do montado num contexto de alterações climáticas.

M. Lourdes López Díaz, Universidad de Extremadura

Mª Lourdes López Díaz,  Doutorada em Engenheira Florestal e professora auxiliar da Universidade da Extremadura há 24 anos. Em concreto, é docente da Licenciatura em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais, no Centro Universitário de Plasencia, onde leciona as unidades curriculares de Pastagens e Sistemas Agroflorestais. Integra o grupo de investigação florestal da Universidade da Extremadura e o Instituto de Investigação da Dehesa (INDEHESA).

As suas linhas de investigação estão relacionadas com:

  • o estabelecimento e gestão de sistemas agroflorestais,

  • a otimização dos recursos forrageiros no montado,

  • e os sistemas agroflorestais destinados à produção de madeira de qualidade.

15:30h

Pastagens permanentes: verdadeiro valor económico, maneio optimizado, as pastagens do futuro.

José Freire, Fertiprado

Formação em Eng. Agrícola pela Universidade de Évora, pós-graduação em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa, Diretor Comercial e de Marketing da Fertiprado.

16:00h

Pausa para café

16:30h

O papel da pastorícia na conservação do território e da biodiversidade.

Júlio Sá Rego, RHE Initiative

Júlio Sá Rêgo é economista e doutorado em antropologia. Seu trabalho está orientado por uma metodologia de pesquisa-ação para traduzir o conhecimento científico em ação prática e impulsionar a transformação social. Ele é diretor-executivo da RHE Initiative (www.rhe-initiative.pt) , uma start-up portuguesa dedicada à valorização dos territórios rurais através da salvaguarda do património cultural imaterial, e é investigador associado ao Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-ISCTE). Autor do livro “O criado do pastor”, sobre as comunidades agropastoris serranas do Norte de Portugal, menção honrosa do Júri do XXVI Prémio Vicente Risco de Ciências Sociais (2022), ele foi o responsável técnico pela candidatura da transumância da Serra da Estrela ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Júlio é facilitador certificado da Convenção de 2003 da UNESCO.

16:50h

Entrega do Prémio Nacional da Pastorícia 2026. Emissão de Documentário sobre o vencedor!

Tiago Serralheiro, Pasto Alentejano

(…)

Luis Varela de Almeida, Canal Conta Lá

Moderador

17:10h - Mesa Redonda

O Futuro da Profissão dos Pastores e dos Vaqueiros

Comentadores

Ricardo Cabral, Administrador do Grupo Cabral

Ricardo Maria Brito Sousa Cabral é empresário agrícola e gestor agropecuário com mais de duas décadas de experiência, liderando atualmente o Grupo Cabral, uma referência nacional na produção agropecuária integrada e sustentável. Formado pela Escola Agrícola D. Carlos I, em Vendas Novas, assumiu a gestão do grupo familiar em 2015, impulsionando o crescimento e a modernização de um projeto que hoje integra cerca de 2.500 hectares dedicados a amendoal, produção pecuária, cereais, cortiça e agroturismo. É também fundador da Fontes Longas – Sociedade Agroturística, empresa líder na produção de borregos em Portugal, onde promove práticas inovadoras de gestão animal e valorização dos produtos nacionais.

Figura reconhecida no panorama agrícola português, destaca-se pela forte presença nas redes sociais e nos meios de comunicação, contribuindo para a dignificação e promoção do setor. Com um percurso desportivo marcado pela disciplina e resiliência — do rugby aos triatlos de longa distância, incluindo várias participações em competições internacionais — reflete no seu trabalho a mesma determinação que o acompanha desde jovem. Casado e pai de duas filhas, mantém uma profunda ligação à terra, às tradições portuguesas e ao compromisso de inspirar as novas gerações para a agricultura.

Júlio Sá Rego, RHE Iniciative

Júlio Sá Rêgo é economista e doutorado em antropologia. Seu trabalho está orientado por uma metodologia de pesquisa-ação para traduzir o conhecimento científico em ação prática e impulsionar a transformação social. Ele é diretor-executivo da RHE Initiative (www.rhe-initiative.pt) , uma start-up portuguesa dedicada à valorização dos territórios rurais através da salvaguarda do património cultural imaterial, e é investigador associado ao Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-ISCTE). Autor do livro “O criado do pastor”, sobre as comunidades agropastoris serranas do Norte de Portugal, menção honrosa do Júri do XXVI Prémio Vicente Risco de Ciências Sociais (2022), ele foi o responsável técnico pela candidatura da transumância da Serra da Estrela ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Júlio é facilitador certificado da Convenção de 2003 da UNESCO.

Luis Andrade, IPCB

(…)

 

Claudino Matos, ACOS

Claudino António Pereira de Matos é licenciado em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, mestre em Produção Animal pela University of Illinois at Urbana-Champaign e doutorado na mesma área pela University of Wisconsin, nos Estados Unidos. Ao longo da sua carreira, tem conciliado a atividade académica com funções de liderança no setor agrícola, destacando-se atualmente como Diretor-Geral da ACOS – Associação de Agricultores do Sul e como Professor Associado Convidado na Universidade Lusófona e no IPLUSO, em Lisboa.

Com uma vasta experiência no desenvolvimento do setor agropecuário, integra a Direção do CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, coordena o setor de Formação Profissional da ACOS e atua como Perito da Comissão Europeia na avaliação de projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação desde 1995.

18:00h

Entrega dos Prémios: Melhor Comunicação Oral; Melhor Póster; OMV Melhor Jovem Investigador

18:20h

Sessão de encerramento

(Programa em atualização)