O Prémio Nacional da Pastorícia tem como principal objetivo reconhecer, valorizar e divulgar o papel fundamental dos pastores/vaqueiros na preservação da cultura rural, da biodiversidade, do saber-fazer tradicional e na promoção da sustentabilidade das comunidades. Pretende-se distinguir o trabalho de excelência, a dedicação e a capacidade de inovação destes profissionais que, através de modelos de economia familiar sustentáveis, mantêm vivo seu ofício em Portugal.
Organização
O Prémio é promovido pelo Hospital Veterinário Muralha de Évora, no âmbito das 17.ª Jornadas Internacionais de Agropecuária, com o apoio de parceiros institucionais e associações de produtores. O prémio conta com o apoio da IYRP2026 – Internacional Year of Rangelands and Pastoralists (https://iyrp.info/)
Elegibilidade e Nomeação
São elegíveis todos os pastores em atividade no território nacional, independentemente da espécie pecuária que conduzam. As candidaturas podem ser apresentadas por:
Associações de produtores (locais, regionais ou nacionais), que poderão nomear até dois (2) candidatos cada;
Os próprios pastores/vaqueiros, de forma individual.
A formalização da candidatura deverá ser efetuada através do preenchimento do formulário online.
Prémio
Cerimónia de Entrega
Será atribuído um único Prémio Nacional da Pastorícia, distinguindo o vencedor com o título de Melhor Pastor Nacional.
O Prémio consiste na:
Entrega de um troféu comemorativo;
Realização de uma reportagem em vídeo, em português e inglês, integrada num documentário que dará visibilidade ao trabalho de excelência do pastor premiado.
O Júri reserva-se o direito de atribuir menções honrosas, reconhecendo o mérito de outros candidatos.
A entrega do Prémio decorrerá durante uma sessão oficial das 17.ª Jornadas Internacionais do Hospital Veterinário Muralha de Évora, a realizar nos dias 13 e 14 de março de 2026, no Hotel Vila Galé, em Évora.