Programa 1 de Março 2024 – Sala Planície (Equinos)

AVANÇOS E DESAFIOS NA PRODUÇÃO EQUINA

1 de Março – Sala Planície (15as Jornadas)

08:30h – Abertura do Secretariado

09:00h – Sessão de Abertura

Tomé Fino, Equimuralha

O bloco de Palestras da manhã tem o apoio de:

09:15h

Cólicas de origem alimentar: Como prevenir?

Luis Cerca, Equimuralha

Ler Nota Curricular

Mestrado integrado em medicina veterinária pela Escola Universitária Vasco da Gama(2021). Estágios: Haras de la Gesse (França, 2018), Central Equina de Reprodução (Brasil, 2019), Hospital de referência La equina (Espanha, 2020), Equicare (Portugal, 2020, 2021) e Gestüt Lewitz(Alemanha, 2021). Desde 2021 até 2023 exerceu na clínica ambulatória Equicare. Atualmente é médico veterinário na Equimuralha.

09:45h

Úlceras gástricas, defeito ou feitio?

João Salvador, Equimuralha

Ler Nota Curricular

Iniciou-se na área dos cavalos como voluntário na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, no Serviço de Cirurgia e Urgências de Equinos (2018 e 2021) onde posteriormente exerceu funções como auxiliar veterinário (2021 a 2022). Estagiou na Coudelaria de Alter do Chão (2019 a 2021), BJCM (2021) e Equimuralha (2023). A nível internacional, passou por vários hospitais como a Universidade de Liverpool – The Philip Leverhulme Equine Hospital (UK, 2021) e Paardenkliniek Wolvega (Holanda, 2023). Para além disso, também realizou Erasmus na Faculteit Diergeneeskunde – Universidade de Gent durante 3 meses (Bélgica, 2022). Atualmente integra a Equipa Veterinária da Equimuralha.

10:15h

Botulismo: um perigo real.

Inês Santos, FMV

Ler Nota Curricular

Terminou o mestrado integrado em Medicina Veterinária no ICBAS – U. Porto (2012-2018). Entre Alter do Chão (Clínica Veterinária VetAlter) e a Trofa (Clínica Veterinária JM), realizou o estágio profissional em clínica mista, trabalhando com pequenos animais e animais grande nas áreas de medicina interna, cirurgia, sanidade e profilaxia de explorações. Realizou dois internatos: Hospital de Referência La Equina (Espanha: 2019 e 2020) e Dierenkliniek De Morette, na Bélgica (2021, 2022). Internatos estes com carácter rotativo entre as várias especialidades de medicina interna, anestesiologia, cirurgia, ortopedia e imagiologia – forte componente de assistência a emergências e cuidados intensivos de pacientes críticos. Atualmente exerce funções de clínica geral de equinos no Serviço de Cirurgia e Urgência de Equinos, serviço de referência que é parte do hospital escolar da Faculdade de Medicina Veterinária da U. Lisboa.

11:00h – Pausa para café

11:30h

Desafios da alimentação equina em tempos de crise

Marta Cardoso, Intacol

Ler Nota Curricular

Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela Universidade de Lisboa (2017).

Estagiou em Medicina e Cirurgia de Equinos na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (2011) e na Clínica de Santo Estêvão (2012, 2013).

De 2015 a 2016 realizou um estágio profissional na Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV – DAVO), tendo colaborado entre outras temáticas na Certificação de Alimentos para Animais e no Controlo Oficial de Alimentação Animal (CAA).

Desde 2017 que integra o departamento técnico-comercial da Intacol SA.

12:00h

Mesa Redonda – Alimentação equina no contexto atual

Moderadora: Maria João Fradinho, FMV

Ler Nota Curricular

Licenciada em Engenharia Agronómica (especialidade Agro-Pecuária), pelo Instituto Superior de Agronomia. Mestre em Produção Animal, pela Faculdade de Medicina Veterinária. Doutorada em Ciências Veterinárias – Especialidade de Produção Animal, pela Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade de Lisboa. Como membro do Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal (CIISA-FMV), tem vindo a desenvolver trabalhos de investigação na área da Produção Equina, nomeadamente, alimentação e nutrição, crescimento e desenvolvimento do poldro Puro-Sangue Lusitano e fisiologia do tecido ósseo. Integra desde 2014, a Comissão Científica do EWEN (European Workshop in Equine Nutrition) e é membro fundador do Grupo de Trabalho de Investigação em Equídeos (GTIE). Autora e co-autora de diversos artigos e comunicações científicas.

13:00h – Almoço

14:30h

West Nile Vírus: o risco está a aumentar?

Sílvia Barros, INIAV

Ler Nota Curricular

Investigadora no Laboratório de Virologia da Unidade Estratégica de Investigação e Serviços de Produção e Saúde Animal (UEISPSA) do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, I.P). Responsável pelo diagnóstico laboratorial de vírus dos ruminantes e dos arbovírus, nomeadamente os vírus: – Febre Catarral dos ovinos (BTV); – Vírus Maedi-Visna/CAEV; – Vírus Schmallenberg (SBV); – Vírus da Doença Hemorrágica Epizoótica (EHDV); – Vírus da Peste Equina (AHSV); – Vírus da Febre do Nilo Ocidental (WNV); – Rotavírus dos ruminantes; – Outros Arbovirus (Rift valley fever vírus (RVFV), USUTU virus, Louping ill; Bagaza virus, Vírus da febre hemorrágica da Crimeia-Congo); – Peste dos pequenos ruminantes (PPR).

Professora Convidada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, na Licenciatura em Biologia Celular e Molecular, disciplina de Virologia, desde 2012.

15:15h

Gordura não é formosura: Obesidade em cavalos de desporto.

Leonor Filipe, Equimuralha

Ler Nota Curricular

Mestrado integrado em Medicina Veterinária pela Universidade ULHT em 2018.
Estágios: Hospital de Referência “La Equina”, Espanha (2015), estágio curricular na Equicare, Coimbra e Clinica Móbil Equina, Barcelona(2016 e 2017), estágio no CIRALE, Groustranville, França (2017), estágio Pós-Graduação em Medicina desportiva na Clinica Móbil Equina em Barcelona (2018). Médica veterinária na Clínica Equina e Reprodução na EQVET, Portugal (2019 a 2020). Atualmente é médica veterinária na Equimuralha.

16:00h

Medicina Integrativa: Potenciar a performance e o bem-estar do cavalo.

Beatriz Grenho, Equimuralha

Ler Nota Curricular

Mestrado integrado em Medicina Veterinária pela Universidade de Évora (2019), fez estágio curricular na Equimuralha e Horsecare (2018 a 2019). Internato em medicina e cirurgia de equinos no Anglesey Lodge Equine Hospital, Irlanda, (2020 a 2021) e em ortopedia de equinos na Universidade de Ghent, Bélgica (2021). Médica veterinária no Serviço de Cirurgia e Urgências de Equinos (SCUE) da Universidade de Lisboa em 2022. Atualmente está a finalizar a certificação como “Equine rehabilitation practitioner”, pela universidade do Tennessee e é médica veterinária na Equimuralha.

16:30h – Pausa para café

17:00h

Causas cardíacas para perda de rendimento desportivo.

Maria João Tavares, ECOÉvora

Ler Nota Curricular

Licenciada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa em 2002,trabalha na área de clínica de animais de companhia há mais 15 anos, sendo as principais áreas de interesse a ecografia e a cardiologia. Concluiu a pós-graduação da ESVPS (European School of Veterinary Postgraduate Studies) em 2019, correspondente ao certificado de cardiologia: GPCert (Cardio).  Atualmente, a tirar o Doutoramento em Ciências Veterinárias, Especialidade Clínica, na área da Cardiologia Veterinária, na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa. Membro da SPCAV (Sociedade Portuguesa de Cardiologia Veterinária) e da ESVC (European Society of Veterinary Cardiology).

17:45h

Principais patologias cervicais em cavalos.

Tomé Fino, Equimuralha

Ler Nota Curricular

Licenciatura em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária, UTL. Internato em Medicina e Cirurgia Equina no Chino Valley Equine Hospital, EUA. Estágio e várias formações em dentisteria equina, ortopedia e medicina desportiva. Veterinário FEI Endurance nível 3. Atualmente é Sócio-Gerente da Equimuralha.

18:30h – Sessão de Encerramento

19:00h – Prova de Vinhos e Produtos Regionais

21:00h – Jantar das 15as Jornadas

X