Sergio R. Pedrouzo é licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Santiago de Compostela. Vasta experiência em qualidade do leite, clínica e reprodução de bovinos na região da Galiza.
Integrou, já na indústria farmacêutica veterinária funções de responsável técnico de ruminantes pelos Laboratórios Ovejero e desde 2022 que assume o serviço técnico da Vetia Animal Health de ruminantes.
Licenciado em Medicina Veterinária pela École Nationale Vétérinaire de Toulouse (ENVT) em 2004 e especializado numa tese sobre fermentação ruminal em novilhas leiteiras na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) em 2005 (J. Anim. Sci. 2007 85: 2538-2547).
Vincent acumulou mais de 10 anos de experiência em saúde bovina, reprodução e gestão, trabalhando nas maiores explorações leiteiras e unidades de criação de novilhas da Catalunha (Espanha), controlando doenças e parâmetros reprodutivos.
Após trabalhar durante 5 anos na HIPRA como gestor de marca para vacinas reprodutivas de ruminantes, voltou ao campo em 2019 para montar a sua própria exploração de bovinos de carne em regime extensivo, ao mesmo tempo que gere outras explorações com estas características.
Médica Veterinária e mestre em Ciência Animal com ênfase em sanidade animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Brasil).
Entre 2014 e 2022 trabalhou como consultora em saúde e bem-estar animal na Personal PEC onde propagou a técnica de maneio de gado “Nada nas Mãos” no Brasil, Bolívia, Paraguai e México.
Atualmente trabalha na Irlanda com desenvolvimento de produtos e tecnologias na equipa de Smart Farming da DATAMARS.
Juan Pineda Bosch é licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Saragoça (Espanha), com especialização em Medicina e Sanidade, concluída em 1984. É um especialista em Medicina de Produção de Gado Bovino de Leite e Carne, com vasta experiência como veterinário consultor em sanidade, nutrição e produção pecuária para empresas e laboratórios nacionais e internacionais.
Entre 1989 e 1995, foi Professor Associado no Departamento de Tecnologia e Patologia da Reprodução da Universidade Autónoma de Barcelona (U.A.B.), onde também foi responsável pela clínica ambulante de gado bovino do hospital veterinário. De 2013 a 2018, desempenhou o cargo de vogal de gado extensivo na Associação Nacional de Especialistas em Medicina Bovina de Espanha (ANEMBE).
Autor de capítulos e obras técnicas, como o Atlas de las Enfermedades del Ternero e Producción de Ganado Vacuno de Carne y Tipos Comerciales en España, Juan Pineda também participou em diversos seminários e cursos de formação para veterinários, estudantes e produtores em países da Europa, Norte de África e Brasil, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da produção bovina.
Moderadora
()
()
()
Licenciada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa (1993) e mestre em Saúde Pública Veterinária (2007), desenvolveu a sua tese sobre a concentração de cádmio em carne de equídeos e os seus impactos no consumo humano. Conta com uma sólida carreira de mais de 30 anos, com especialização em segurança alimentar, saúde pública e gestão de organizações ligadas à indústria alimentar e veterinária. Atualmente, é Diretora Executiva da Associação Portuguesa de Industriais de Carne (APIC).
Ao longo da sua trajetória, ocupou cargos de destaque como Subdiretora-geral da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e dirigente na Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), onde representou Portugal em reuniões da EFSA e foi responsável por iniciativas científicas e técnicas relevantes. Também desempenhou funções como docente universitária, formadora em programas europeus de segurança alimentar e oradora em fóruns nacionais e internacionais.
Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidad de Cáceres (Extremadura).
Formação Interna no serviço de Grandes Animais da Universidad de Lugo (Hospital Rof Codina).
Experiência como veterinária em reprodução de bovinos e equinos na Irlanda, Bélgica e Suécia.
Atualmente trabalha como delegada técnica e comercial de Pecuária na Datamars Ibérica (Espanha).
Guilherme Silva vem de uma família rural da zona do oeste produtora de leite de bovino. Mestrado em Engenharia Zootécnica pelo ISA & FMV de Lisboa, terminada em 2015. A frequentar uma pós graduação em “A Legislação Agrária – Direito Nacional e Europeu” pelo ISA. Participante no curso “Programa de Gestão para PME” pela NOVA SBE Voice Leadership Initiative.
Trabalhou em explorações pecuárias do sector de bovinos leiteiros e de carne bem como de comercial de alimento composto para animais. Actualmente é responsável pelo departamento comercial da Farmcontrol, empresa líder no mercado nacional na zootecnia de precisão desde 2020.
Foi palestrante na X Edição das Jornadas de Medicina Veterinária da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar 2022, Feira PorkExpo em 2022 em Foz do Iguaçu no Brasil e na Ovibeja 2024.
André M. de Almeida é Eng. Zootécnico pela Universidade de Évora (1998), Mestre em Medicina Veterinária e Zootecnia Tropicais pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa (2000), Doutor em Biologia pela Universidade Nova de Lisboa (2005) e Agregado em Eng. Agronómica pelo Insituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (2022).
Foi investigador no Instituto de Investigação Tropical (Lisboa, Portugal) de 2008 a 2014, professor associado de Nutrição e Ciência Animais na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Ross (Índias Ocidentais) em 2015 e 2016.
Em 2017, ingressou no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (Portugal), onde é Professor Associado e coordenador da área científica e disciplinar de Eng. Zootécnica, assim como do Mestrado em Eng. Zootécnica.
Leciona nutrição e alimentação animais, Produção de ruminantes, Ciência Animal nos Trópicos e Zootecnia de Precisão. Realizou estadias de investigação em Espanha, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
Os interesses de investigação são principalmente dedicados a estudos de fisiologia nutricional e produção em espécies de interesse zootécnico. Concluiu a supervisão de quatro doutorandos e de 40 estudantes de mestrado. Publicou 4 livros, 24 capítulos de livros internacionais e mais de 150 artigos com revisão por pares. É editor-chefe da revista Tropical Animal Health and Production.
Moderador
()
Professora Associada no Departamento de Biologia da Universidade de Évora e investigadora no MED – MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento.
A sua investigação tem-se focado na ecologia e dinâmica das comunidades vegetais, sobretudo de zonas húmidas temporárias e agroecossistemas, como o montado, a vinha e o olival.
Neste âmbito, tem coordenado e desenvolvido projetos em biologia da conservação, sobretudo na gestão, conservação e restauro de habitats naturais, tendo como objetivo contribuir para a promoção da sustentabilidade e resiliência dos mesmos.
Recentemente, coordenou o primeiro programa de formação intensiva em Restauro Ecológico no âmbito da Aliança EU Green, que reúne 9 universidades europeias.
()
José Alfonso Mantas Ruiz é Engenheiro Agrónomo formado pela Universidade de Sevilha, com mais de 30 anos de experiência nos setores agrícola e biotecnológico. Especialista em créditos de carbono e soluções sustentáveis, tem liderado redes comerciais em Espanha e Portugal, com resultados expressivos. Recentemente, tem exercido funções como Diretor-Geral na eAgronom, onde estabeleceu alianças estratégicas, como a parceria com a IBERCAJA, para promover programas de carbono.
Ao longo da sua carreira, desempenhou papéis de liderança em empresas como AGORO, Syngenta e Advanta Ibérica, destacando-se na gestão de equipas e no desenvolvimento de mercados em países como Portugal, Espanha e Marrocos. Entre os seus feitos mais notáveis, está o aumento de 200% nas vendas da Advanta Ibérica e a introdução de novas variedades de cultivos, como girassol e milho, no mercado português.
Além disso, José Alfonso é fluente em cinco idiomas, incluindo espanhol, inglês, francês e português, e possui amplo conhecimento em ferramentas digitais. Com uma sólida trajetória na promoção de práticas agrícolas ecológicas e sustentáveis, é presença regular em congressos e seminários internacionais, contribuindo para o avanço da biotecnologia no setor agrícola.
(Programa em atualização)