Sala Alter Real - Agropecuária de Extensivo - 14 Março 2025

Pecuária Inteligente

09:00h

Sessão de abertura

José Manuel Fernandes, Exmo Sr. Ministro da Agricultura e Pescas

09:20h

Novo passo na luta contra a Doença Hemorrágica Epizoótica.

Sergio Pedrouzo, Vetia Animal Health

Sergio R. Pedrouzo é licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Santiago de Compostela. Vasta experiência em qualidade do leite, clínica e reprodução de bovinos na região da Galiza.

Integrou, já na indústria farmacêutica veterinária funções de responsável técnico de ruminantes pelos Laboratórios Ovejero e desde 2022 que assume o serviço técnico da Vetia Animal Health de ruminantes.

09:40h

Desafios futuros para bovinos de carne em extensivo.

Vincent Robles, L’AUBRAC

Licenciado em Medicina Veterinária pela École Nationale Vétérinaire de Toulouse (ENVT) em 2004 e especializado numa tese sobre fermentação ruminal em novilhas leiteiras na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) em 2005 (J. Anim. Sci. 2007 85: 2538-2547).

Vincent acumulou mais de 10 anos de experiência em saúde bovina, reprodução e gestão, trabalhando nas maiores explorações leiteiras e unidades de criação de novilhas da Catalunha (Espanha), controlando doenças e parâmetros reprodutivos.

Após trabalhar durante 5 anos na HIPRA como gestor de marca para vacinas reprodutivas de ruminantes, voltou ao campo em 2019 para montar a sua própria exploração de bovinos de carne em regime extensivo, ao mesmo tempo que gere outras explorações com estas características.

10:10h

A arte do maneio de gado: técnicas e estratégias para aprimorar a condução de gado.

Adriane Zart - Solution Design Smart farming – Datamars Livestock

Médica Veterinária e mestre em Ciência Animal com ênfase em sanidade animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Brasil).

Entre 2014 e 2022 trabalhou como consultora em saúde e bem-estar animal na Personal PEC onde propagou a técnica de maneio de gado “Nada nas Mãos” no Brasil, Bolívia, Paraguai e México.

Atualmente trabalha na Irlanda com desenvolvimento de produtos e tecnologias na equipa de Smart Farming da DATAMARS.

10:30h

Consultoria nutricional em explorações de bovinos e ovinos.

Juan Pineda - NUGEST

Juan Pineda Bosch é licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Saragoça (Espanha), com especialização em Medicina e Sanidade, concluída em 1984. É um especialista em Medicina de Produção de Gado Bovino de Leite e Carne, com vasta experiência como veterinário consultor em sanidade, nutrição e produção pecuária para empresas e laboratórios nacionais e internacionais.

Entre 1989 e 1995, foi Professor Associado no Departamento de Tecnologia e Patologia da Reprodução da Universidade Autónoma de Barcelona (U.A.B.), onde também foi responsável pela clínica ambulante de gado bovino do hospital veterinário. De 2013 a 2018, desempenhou o cargo de vogal de gado extensivo na Associação Nacional de Especialistas em Medicina Bovina de Espanha (ANEMBE).

Autor de capítulos e obras técnicas, como o Atlas de las Enfermedades del Ternero e Producción de Ganado Vacuno de Carne y Tipos Comerciales en España, Juan Pineda também participou em diversos seminários e cursos de formação para veterinários, estudantes e produtores em países da Europa, Norte de África e Brasil, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da produção bovina.

11:00h

Pausa para café

Joana Vieira, Veterinária Atual

Moderadora

11:30h - Mesa Redonda

Profissionalização e organização do sector

Comentadores

Idalino Leão, AGROS

Idalino José da Silva Leão nasceu em Massarelos, Porto a 16/06/1978. Licenciou-se em Sociologia na Universidade da Beira Interior.

Iniciou a sua atividade profissional como Produtor em 2004, herança familiar que naturalmente lhe foi transmitida, sendo este o modo de vida que genuinamente assumiu como sendo seu. Defendendo que ser agricultor é mais do que uma profissão, é uma forma de estar na vida.

Presidente da Cooperativa Agrícola “A Lavoura do Concelho de Paços de Ferreira”.

Presidente da AGROS – União de Cooperativas de Produtores de Leite.

Presidente da CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL.

Eleito Vice-Presidente da Cogeca (Confederação Geral das Cooperativas Agrícolas Europeias), órgão que representa as cooperativas agroalimentares, florestais e de pesca europeias junto das instituições da UE e de outras organizações socioeconómicas.

Membro do Conselho de Administração da Lactogal e restantes empresas do Grupo.

Presidente do Conselho de Administração da PEC Nordeste – Indústria de Produtos Pecuários do Norte, S.A.

Criou a marca e loja online “Carnes da Montanha” que agrega atualmente nove raças autóctones e que à altura respondeu às exigências dos consumidores em tempos de pandemia permitindo aos criadores o escoamento dos seus animais.  

Presidente da Fenalac (Federação Nacional das Uniões das Cooperativas de Leite e Lacticínios).

Presidente do Conselho Diretivo do ALIP – Associação para o Laboratório Interprofissional do Sector do Leite e Lacticínios (ALIP).

Membro efetivo do CES – Conselho Económico Social, em representação da Confagri.

Vogal do Conselho Geral da AEP – Associação Empresarial de Portugal, em representação da Agros.

Presidente da Mesa de Assembleia do MAP – Mercado Abastecedor do Porto.

Membro do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Nuno Correia, MAPORAL

 

 

 

Formado em Engenharia Agro-pecuária inicou a sua vida profissional como responsável por uma unidade de produção de suínos, sendo posteriormente assumido a responsabilidade de coordenador técnico. Anos mais tarde deu início à função de Gerente na Intersuínos sendo depois convidado para assumir a administração executiva do maior agrupamento de produção de suínos em Portugal.
Portugal

Pedro Ribeiro, ANCAVE

Secretário-Geral da ANCAVE (Associação Nacional dos Centros de Abate e Indústrias Transformadoras de Carne de Aves)

13:00h

Pausa para almoço

14:30h

Movimento Ambiente e Produção Alimentar.

Graça Mariano - Movimento MAPA

Licenciada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa (1993) e mestre em Saúde Pública Veterinária (2007), desenvolveu a sua tese sobre a concentração de cádmio em carne de equídeos e os seus impactos no consumo humano. Conta com uma sólida carreira de mais de 30 anos, com especialização em segurança alimentar, saúde pública e gestão de organizações ligadas à indústria alimentar e veterinária. Atualmente, é Diretora Executiva da Associação Portuguesa de Industriais de Carne (APIC).

Ao longo da sua trajetória, ocupou cargos de destaque como Subdiretora-geral da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e dirigente na Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), onde representou Portugal em reuniões da EFSA e foi responsável por iniciativas científicas e técnicas relevantes. Também desempenhou funções como docente universitária, formadora em programas europeus de segurança alimentar e oradora em fóruns nacionais e internacionais.

Luis Alcino, IPP

Moderador

14:45h - Mesa Redonda

Digitalização e inovação tecnológica na pecuária.

Oradores

• Smart Farming: pecuária do futuro.

Gema Almendro - Sales Representative – Datamars Livestock

Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidad de Cáceres (Extremadura).

Formação Interna no serviço de Grandes Animais da Universidad de Lugo (Hospital Rof Codina).

Experiência como veterinária em reprodução de bovinos e equinos na Irlanda, Bélgica e Suécia. 

Atualmente trabalha como delegada técnica e comercial de Pecuária na Datamars Ibérica (Espanha).

• Os desafios da digitalização na pecuária de precisão.

Guilherme Silva, Farmcontrol

Guilherme Silva vem de uma família rural da zona do oeste produtora de leite de bovino. Mestrado em Engenharia Zootécnica pelo ISA & FMV de Lisboa, terminada em 2015. A frequentar uma pós graduação em “A Legislação Agrária – Direito Nacional e Europeu” pelo ISA. Participante no curso “Programa de Gestão para PME” pela NOVA SBE Voice Leadership Initiative.

Trabalhou em explorações pecuárias do sector de bovinos leiteiros e de carne bem como de comercial de alimento composto para animais. Actualmente é responsável pelo departamento comercial da Farmcontrol, empresa líder no mercado nacional na zootecnia de precisão desde 2020.

Foi palestrante na X Edição das Jornadas de Medicina Veterinária da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar 2022, Feira PorkExpo em 2022 em Foz do Iguaçu no Brasil e na Ovibeja 2024.

Comentador

André Almeida, Centro de Investigação LEAF e Laboratório Associado TERRA do ISA, U. Lisboa

André M. de Almeida é Eng. Zootécnico pela Universidade de Évora (1998), Mestre em Medicina Veterinária e Zootecnia Tropicais pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa (2000), Doutor em Biologia pela Universidade Nova de Lisboa (2005) e Agregado em Eng. Agronómica pelo Insituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (2022).

Foi investigador no Instituto de Investigação Tropical (Lisboa, Portugal) de 2008 a 2014, professor associado de Nutrição e Ciência Animais na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Ross (Índias Ocidentais) em 2015 e 2016.

Em 2017, ingressou no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (Portugal), onde é Professor Associado e coordenador da área científica e disciplinar de Eng. Zootécnica, assim como do Mestrado em Eng. Zootécnica.

Leciona nutrição e alimentação animais, Produção de ruminantes, Ciência Animal nos Trópicos e Zootecnia de Precisão. Realizou estadias de investigação em Espanha, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

Os interesses de investigação são principalmente dedicados a estudos de fisiologia nutricional e produção em espécies de interesse zootécnico. Concluiu a supervisão de quatro doutorandos e de 40 estudantes de mestrado. Publicou 4 livros, 24 capítulos de livros internacionais e mais de 150 artigos com revisão por pares. É editor-chefe da revista Tropical Animal Health and Production.

16:00h

Pausa para café

Paulo Gomes, CEO da Revista Voz do Campo

Moderador

16:30h - Mesa Redonda

Sustentabilidade da produção de carne.

Oradores

• Seremos melhores num mundo sem vacas?

Xoán Rodríguez, Alltech Espanha

Director de Sustentabilidade na Alltech Espanha.

• Razões éticas, ecológicas e de saúde para ser omnívoro.

Juan Pascual, Elanco Animal Health

Juan Pascual, licenciado em veterinária pela Universidade de Zaragoza (1990) e executive MBA pelo Instituto de Empresa (2004).

Iniciou a sua carreira em clínica de grandes animais, passando mais tarde a atuar no setor de saúde animal, no qual desenvolveu a maior parte de sua experiência profissional.

Com mais de 25 anos de experiência no setor, teve responsabilidades em vários países como Itália, EUA e França, além de Ibéria e Hispano-América.

Com uma importante presença nas redes sociais, Juan divulga sobre o papel fundamental – e muitas vezes desconhecido – que os animais desempenham na sociedade. O seus artigos informam sobre a pecuária, o bem-estar animal e a importância dos produtos de origem animal na alimentação.

Ele publicou em diversos meios de comunicação profissionais, bem como em blogs de divulgação, além de ministrar palestras sobre pecuária e sustentabilidade em vários fóruns técnicos e universidades.

Juan é o autor do livro “Razões para ser onívoro. Pela sua saúde e a do planeta”, que pretende ser um manual para contra-argumentar frente a aqueles que se opõem à pecuária, à experimentação animal ou à própria posse de animais domésticos em geral.

Juan é casado e tem 4 filhos.

• Promoção da biodiversidade: oportunidades futuras.

Carla Pinto-Cruz, Univ. de Évora

Professora Associada no Departamento de Biologia da Universidade de Évora e investigadora no MED – MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento.

A sua investigação tem-se focado na ecologia e dinâmica das comunidades vegetais, sobretudo de zonas húmidas temporárias e agroecossistemas, como o montado, a vinha e o olival.

Neste âmbito, tem coordenado e desenvolvido projetos em biologia da conservação, sobretudo na gestão, conservação e restauro de habitats naturais, tendo como objetivo contribuir para a promoção da sustentabilidade e resiliência dos mesmos. 

Recentemente, coordenou o primeiro programa de formação intensiva em Restauro Ecológico no âmbito da Aliança EU Green, que reúne 9 universidades europeias.

18:00h

Sessão de encerramento

Pedro Fabrica, Exmo Sr. Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários

• Entrega do prémio Inovar na Pecuária Extensiva 2025

• Entrega dos prémios Melhor Poster e Melhor Comunicação Oral

(Programa em atualização)

X